fbpx
Alimentação,  Exercício Físico,  Geral - Estilo de Vida,  Performance

Blue Zones – 9 fatores em comum que promovem longevidade

(podes ouvir no Soundcloud, Spotify e Apple Podcasts)

Hoje vou-vos falar de Blue Zones ou Zonas Azuis. Se te pudessem conceder um desejo, qual seria (não podia ser ter direito sempre a um desejo)? Viver para sempre? Ter saúde? Ter uma vida rica? Ou ter uma rica vida? Pois o Dan Buettner, juntou-se com a National Geographic para perceber porque havia algumas zonas no mundo onde a esperança média de vida era significativamente maior. Este estudo levou a que se encontrassem 5 zonas na Terra onde isto acontece e a encontrarem pontos comuns para estas comunidades.

O que são Blue Zones

O nome “Blue zones” surgiu em Itália, Sardenha, pelo Gianni Pes e Michel Poulain que identificaram certas zonas da ilha como tendo a maior concentração de homens centenários. O nome surgiu simplesmente porque era a cor do marcador que os dois tinham quando marcaram no mapa estas zonas.

O trabalho continuou com Dan Buettner, em conjunto com a National Geographic, onde este identificou mais 4 zonas e conseguir definir 9 fatores de estilo de vida que eram comuns para as pessoas que viviam nestas zonas.

Conclusões do estudo

As 5 zonas consideradas Blue zones foram:

  • Barbagia em Sardenha, Itália. Zona do mundo com maior concentração de homens centenários
  • Ikaria, Grécia. Uma das zonas com menos taxa de mortalidade na meia-idade e a zona com menores taxas de demência,
  • Península de Nicoya, Costa Rica. 
  • Okinawa, Japão. Mulheres acima dos 70 são as que têm uma maior esperança de vida no mundo.
  • Loma Linda, California. Vivem em média 10 anos mais do que os habitantes da América do Norte.

9 princípios das Blue Zones

Este são os 9 princípios que segundo as conclusões do autor são comuns às 5 zonas.

Power 9® Reverse Engineering Longevity
Mover
  1. Mover naturalmente: as pessoas das blue zones não vão propriamente ao ginásio, mas em vez disso mexem-se durante o dia. Caminhar para ir às compras, jardinagem, etc.
Conexão

   2. Sentimento de pertença a um grupo com hábitos saudáveis e, que se suportam e responsabilizam uns aos outros.

   3. Família e amigos em primeiro lugar: investem o seu tempo na família e amigos, como cuidar dos pais e familiares.

   4. Pertença a um grupo: A maioria das pessoas pertencentes às Blue Zones faziam parte de uma comunidade baseada na fé.

Come sabiamente

   5. Vinho com moderação: residentes nestas zonas também bebiam 1-2 copos por dia com amigos durante as refeições.

   6. Comer maioritariamente plantas: desde leguminosas a vegetais são o centro das refeições. As pessoas destas zonas comem carne esporadicamente e quando comem é orgânica.

   7. Regra dos 80%: parar de comer quando se sentem 80% cheios.

Perspectiva de vida

   8. Ter um propósito: ter algo que nos faz levantar da cama entusiasmados para viver o dia

    9. Ter tempo para abrandar: todos nós experienciámos stress, mas a forma como lidamos com ele pode levar ou não a inflamação crónica e consequentemente várias doenças. As pessoas destas zonas dedicam algum tempo do dia para abrandar e conseguir acalmar o corpo do stress do dia a dia.

Estes foram os princípios em comum, que também já estão a ser testados em algumas zonas nos EUA. Com a ajuda do governo de algumas áreas, estes nove princípios são fomentados e implementados pelos cidadãos, já tendo levado a vários resultados positivos. Alguns exemplos:

  • 3 praias na zona da Califórnia:
    • 68% redução de obesidade infantil; 15% em adultos
    • 36% pessoas deixaram de fumar
    • as pessoas indicaram 10% redução de stress
  • Albert Lea, Minnesota
    • aumento de 3 anos na esperança média de vida desde o início do projeto.

Como começar

Mover

Começa a mover-te mais ao longo do dia. Usa escadas em vez de elevador, tenta levantar-te a cada hora 5 min, etc. Um smartwatch é uma ótima opção para te lembrar para te levantares de hora a hora.

Conexão

Conecta-te com pessoas que admiras e partilhem os mesmos princípios de base que tu.

Como nutrir relações amorosas, 6 dicas

Hoje, tudo na vida é mais fácil do que há alguns anos. Mas será que esperamos que as nossas relações amorosas sejam elas, também mais fáceis? Será que investimos o nosso tempo da melhor fora para melhorar a nossa relação?

Read More »
Come sabiamente

Sejam mais conscientes quando comem, preferencialmente façam-no sem distrações do telemóvel ou televisão. Só desta forma vão começar a perceber quando é que atingiram o vosso 80% cheio.

Tentem que 50% do vosso prato seja com leguminosas ou vegetais. E variem nas cores dos vossos vegetais, diferentes cores, diferentes benefícios.

Perspectiva de vida

Leiam o livro “Man’s Search for a Meaning” de Viktor Frankl  ou “Find your why” de Simon Sinek ou “Ikigai” por Hector Garcia.

Comecem a dedicar 30 min para vocês. Podem meditar, caminhar na natureza, journaling, ou algo que gostem mas que vos permitem abrandar. Permitam a vocês mesmos ficar aborrecidos.

As minhas conclusões

A maioria dos princípios faz-nos lembrar dos tempos pré-revolução tecnológica e pré-revolução industrial, onde nos movíamos muito mais ao longo do dia, onde evoluímos em comunidade, onde comer em excesso não era propriamente uma opção e sempre que o fazíamos não tínhamos propriamente telemóveis e televisões para nos distrair e consequentemente o tempo para abrandar era inevitável. Se a revolução industrial e tecnológica, fez com que a esperança média de vida aumentasse consideravelmente, toda a publicidade e aumento do acesso fácil e barato a comida processada, maior stress e sensação de menos tempo para aquilo que gostamos fez com que a diferença entre esperança média de vida e anos saudáveis aumentasse. Nos gráficos em baixo da Our Word in Data, podes ver os valores de Portugal desde 1990-2016. Houve um aumento de 9% da esperança média de vida, mas um aumento de 12% de anos de vida passados com alguma incapacidade. Isto quer dizer que o aumento de anos de vida não saudáveis foi maior que o crescimento da esperança média de vida. 
Life Expectancy por Our World in Data

A minha experiência

Em 2021 passou os primeiros 4 meses do ano no Brasil e, agora refletindo sobre esse tempo parece que criamos um mini blue zone aqui. Trabalhava parte do tempo em pé, caminhava um pouco longo do dia, fazia exercício 5 a 6 dias por semana, tinha uma comunidade de 6 pessoas com que partilhava ideias e refeições, comia 100% à base de plantas, e sentia trabalhar para o meu propósito. Conseguia acordar, e agradecer diariamente por ter saúde e energia para viver mais um dia. Um dia por semana, no mínimo, jantávamos todos juntos e a melhor parte era cozinharmos em conjunto. O princípio do vinho não cumpria, apenas uma vez por semana (se tanto) bebia algo com álcool. O outro princípio que era mais difícil de cumprir era a regra de parar de comer quando estava 80% cheia, visto que a comida era muita boa. Mas depois das primeiras semanas comecei a comer mais lentamente para que o meu corpo tivesse tempo de me comunicar que ficava cheio. Claro que 4 meses não são suficientes para este tipo de experiências, mas foi das alturas que me senti melhor física, mental e espiritualmente. Acordava a sentir-me imensamente grata, não sentia estar constantemente ansiosa pelo fim de semana, mas aproveita a semana para trabalhar no meu propósito e o meu fim de semana para trabalhar para mim e para o meu bem-estar.

E tu, quão próximo estás dos 9 princípios das Blue Zones e de viver até aos 90?

Podes fazer aqui um teste para ver. Segundo este questionário, eu vou viver até aos 95, dos quais 81 sem doenças e potencialmente posso mesmo durar até aos 97.

Segundo a Eurostat, em 2019, a média de anos de vida saudáveis (HALE – Healthy Life expenctancy) em Portugal para mulheres é de 57,8 anos e para homens 60,6 nos (média europeia é mulheres 65,1 e homens 64,2 anos). Relativamente à esperança média de vida, em 2019 em Portugal, para mulheres era 84,8 anos e homens 78,7 anos.

Acabaste de ler mais uma publicação de SuperUS. Se achaste interessante coloca gosto ou partilha com os teus amigos ou familiares nas tuas redes sociais.

Vamo-nos tornar SUPER juntos! 

Queres subscrever ao site?

Recebe já o teu kit de Boas-Vindas GRÁTIS  !

Para os menos low tech: em versão pdf editável para poderes imprimir ou preencher no computador.

  • Diário da Manhã e Diário da Noite
  • Plano de refeições e lista de compras (semanal)
  • Tracker de hábitos (mensal) 
  • Os meus melhores posts de Alimentação, Exercício Físico e Estilo de Vida e hábitos.

Para os mais high tech: acesso a um template da app Notion onde podes tens desde journal diário, semanal e mensal para poderes definir e cumprir melhor as tuas prioridades, secção para anotações de todos os livros ou podcasts que andes a ver e ouvir e muito mais !

Subscreves assim:

Vem fazer parte desta Super comunidade!