Cinco Super

Os meus 5 Super – Edição 12

Aqui tens os meus 5 super pontos. Aquilo que tenho explorado, o que me tem inspirado e que tenho aprendido nas últimas duas semanas.

Às vezes falta inspiração para escolher o próximo livro para ler ou filme para ver. Ou simplesmente porque almoçamos às vezes sozinhos e queremos ver um podcast. É tão importante refletir sobre o que aprendemos mas, por vezes tão fácil esquecermos de o fazer. Mas às vezes só precisamos de uma frase ou uma música que nos devolva toda a energia e força que parece que nos foi roubada.

O que ouvi:

Ouvi o livro David and Goliah de Malcolm Gladwell. Quando li o primeiro livro deste autor não gostei muito, achei que não era o meu género de livros. Tinha acabado de ler o livro Hábitos Atómicos do James Clear que é um livro extremamente prático e, depois passando para um do Malcolm Gladwell, Tipping Point achei que o autor não era direto a explicar as coisas e não gostei. 
Mas decidi dar mais uma opotunidade e ler mais alguns livros do autor. Li o “Outliers” e agora o “David and Goliah” e adorei!.
Apesar de o autor não apresentar os conceitos de forma direto, fá-lo dando imensos exemplos que nos fazem perceber melhor cada conceito.
Este livro usa a analogia da história de David and Goliah para mostrar porque é que nem sempre ser aparentemente pequeno é mau e porque é que nem sempre ser grande é bom. Ele fala d que ele chama “Misfits, underdogs and the art of battling giants”. 
Porque é que ser disléxico pode ser bom, em que sentido é que infâncias difíceis te podem ajudar, porque é que nem sempre uma turma na escola com menos alunos é melhor, porque é que nem sempre a que é considerada a melhor escola é a melhor escolha para ti? Estes são apenas alguns pontos abordados.

“Giants are not what we think they are. The same qualities that appear to give them strength are often the sources of great weakness.”

Malcolm Gladwell

O que vi:

Li o livro Permission to feel de Marc Bracket. O livro desmistifica as emoções e introduz o conceito de inteligência emocional. Fala-nos de como o nosso vocabulário para as diferentes emoções é para a maioria de nós, muito pobre. Mostra uma metodologia usada já em várias escolas dos EUA em alunos e professores que ajuda na consciência, nomeação e gestão de emoções. Metodologias estas que já mostraram que os alunos e professores mostram melhores resultados e são mais felizes.

Most of us are unaware of how important vocabulary is to emotion skills. As we’ve seen, using many different words implies valuable distinctions—that we’re not always simply angry but are sometimes annoyed, irritated, frustrated, disgusted, aggravated, and so on. If we can’t discern the difference, it suggests that we can’t understand it either. It’s the difference between a rich emotional life and an impoverished one. Your child will inherit the one you provide.”

Marc Brackett

Aprendizagens super:

Este mês falamos sobre o sono e tive a oportunidade de falar com o João Brás onde aprendi muito sobre o sono. 
Todos sabemos que o sono é importante. Mas ter a oportunidade de falar com um médico que lida com transtornos psiquiátricos a falar da importância do sono na gestão e prevenção da doença fez-me ter ainda mais certeza da importância desta área da nossa vida. Esta deve ser um dos pilares para a prevenção de doenças e para aumentar a nossa performance em qualquer área a que nos estejamos a dedicar.
Aprendi que o pôr-do-sol nos pode ajudar a dar o sinal ao nosso cérebro que o dia está a terminar e que temos que produzir as hormonas de sono. 

Inspirações super:

O meu namorado quando me disse “Não percebo porque é que temos que ter vergonha de chorar em público quando não temos vergonha de nos rirmos em público”. Ambas são expressões das nossas emoções, nenhuma delas é boa ou má, são simplesmente formas de expressar aquilo que sentimos. E as emoções não podem ser vistos como boas ou más, simplesmente são e devemos aceitá-las e perceber como as pudemos expressar e regular da melhor forma.

A tua vez agora:

Qual a importância que dás ao sono?

Sentes que tens energia após acordares?

Sentes-te rejuvenescido depois de uma noite de sono ou sentes que precisas de voltar à cama e voltar a dormir?

Espero que isto te ajude a teres um SUPER dia.

Ser Super é melhor com amigos. Partilha através dos icons em baixo:

Preparado para a tua versão Super?

Alimento

Hábitos

Movimento

. . .

A que tens direito ao subscrever?

O teu Kit de Boas-vindas GRÁTIS !

Newsletter com as publicações mais recentes

As Minhas 5 Super 

E todas as novidades em primeira mão !

Subscreve para saberes todas as novidades:

As informações de identificação pessoal são usadas apenas para enviar atualizações do site e responder às tuas questões. Podes optar por cancelar a subscrição a qualquer momento.

Be your own hero