7 Razões para começares a meditar
Eu já tentara meditar 10 min diariamente em 2019, mas achava sempre que não me conseguia concentrar e que só pensava nas coisas que tinha para fazer ou que eu não era feita para aquilo. No início de 2020 comecei a falar com a pesquisar sobre o tema e apercebi-me que é completamente normal a tua mente vaguear durante a meditação e que não era especial por isso, mas sim, seria estranho caso a minha mente não o fizesse. Desde aí fornecei-me a experimentar mais uma vez e a não me julgar caso a mente divagasse, e cada vez que isso acontecesse reconhecer esse pensamento, e depois sim, voltar a concentrar na respiração.
7 + 1 Razões para começares a meditar
1. Aumenta a neruroplasticidade
Estudos indicam que meditar aumenta a neruroplasticidade. Imaginem que começam a treinar agachamentos, um dos músculos que vão desenvolver com o treino é os glúteos. A meditação é como agachamentos, mas para o nosso cérebro. E a Neuroplasticidade descreve as mudanças no nosso cérebro em resposta à experiência (por exemplo, através de aumentos de conexões ou criação de novos neurónios).
2. Aumenta a matéria cinzento no cérebro
Meditação foi associada a um aumento da matéria cinzenta no cérebro, em áreas responsáveis pela memória, stress e sentido próprio. Em contraste, este estudo indica uma associação entre pessoas com depressão e uma volume menor na matéria cinzenta.
A prática foi também associada a um aumento do hipocampo que está associado a aprendizagem. Meditação foi também associada a uma diminuição na zona da amígdala que é a nossa zona associada a ansiedade.
3. Melhora o sistema imunitário
Este estudo analisou artigos publicados entre 1966 e 2015 que relacionam meditar e sistema imunitário (20 estudos foram analisados, perfazendo um total de 1602 participantes). O estudo concluiu que a prática de meditação foi associada a diminuição de proteínas inflamatórias e aumento do no número de células com papel no sistema imunitário.
4. Diminuiu o risco de recaídas em pessoas com histórico de depressão
Neste estudo concluíram que a meditação pode diminuir o risco de recaídas em pessoas com depressão em remissão total ou parcial, mesmo comparando com os tratamentos habituais a antidepressivos.
5. A tua mente deixa de divagar durante o dia (divagar deixa-nos tristes)
Meditação ajuda-nos a estar mais presentes e diminuir os tempos que a nossa mente divaga. A nossa mente tende a divagar, mesmo nos momentos bons que queremos aproveitar.
6. Ajuda nas relações interpessoais
Certas categorias de meditação como “Loving-kindeness” pode fazer com que nos tornemos mais sociáveis, não julguemos os outros nem a nós mesmos.
7. Pode ajudar na perda de peso
Este estudo concluiu que num grupo de mulheres que queriam perder peso as que começaram a fazer meditação aumentaram o nível de exercício físico e diminuíram o IMC (Índice de massa corporal), principalmente devido à diminuição de snacks ao longo do dia.
E agora uma razão extra …
8. Muitas pessoas bem sucedidas o fazem
A maioria de nós já leu ou ouviu em algum lado a falar da importância da meditação. Eu ouvia imensos empreendedores bem sucedidos dizerem ser a coisa que deveriam ter começado a fazer mais cedo. No livro “Ferramentas de Titãs” do Tim Ferriss onde o autor faz entrevistas a várias pessoas de sucesso, como por exemplo, Arnold Schwarzenegger, Malcom Gladwell, Wim Hof, Tony Robins, e onde explora ferramentas que os entrevistados consideraram essenciais para o seu sucesso e, concluiu que 80% dos entrevistados fazem meditação.
If you just sit and observe, you will see how restless your mind is. If you try to calm it, it only makes things worse, but over time it does calm, and when it does, there’s room to hear more subtle things — that’s when your intuition starts to blossom and you start to see things more clearly and be in the present more.
Steve Jobs
(Sobre meditação) It feels good. Kinda like when you have to shut your computer down, just sometimes when it goes crazy, you just shut it down and when you turn it on, it’s okay again. That’s what meditation is to me.
Ellen DeGeneres
We can never obtain peace in the outer world until we make peace with ourselves.
Dalai Lama
Tantas vezes dizemos que precisamos descansar o corpo depois de dias de muito trabalho ou exercício. Meditação é uma forma de descansamos a mente, de nos ajudar a aceitar o passado e viver o presente (não é estar no presente, mas viver o momento atual).
Acabaste de ler mais uma publicação de SuperUS. Se achaste interessante coloca gosto ou partilha com os teus amigos ou familiares nas tuas redes sociais.