Ciclo menstrual: 2 apps para controlo naturalmente
Hoje vou dedicar o post principalmente às mulheres, mas, pode ser interessante também para os homens para perceberem melhor as variações de humor, cravings e algumas das peculiaridades que nós temos que estão associadas ao nosso ciclo menstrual.
Vários esforços têm sido feitos para remover o estigma à volta da menstruação. Um questionário feito em 2017 pelo Reino Unido concluiu que 1 em cada 10 meninas têm dificuldade em comprar proteção menstrual.
No Nepal, existe ainda uma prática chamada “chhaupadi”, onde as mulheres são forçadas a dormir fora de casa numa cabana durante a fase da menstruação. Uma menina de 21 anos faleceu devido à inalação de fumo com uma fogueira que acendeu para se tentar aquecer num destas noites. Esta é também uma prática em algumas zonas da Índia.
Em alguns países, pelo contrário a menstruação é vista como uma importante fase da vida. No Canadá já não se paga impostos em tampões e pensos higiénicos.
Em 2018 as Nações Unidas decidiram colocar a saúde menstrual na agenda para 2030.
Shame, stigma and misinformation surrounding menstruation are contributing to serious human rights concerns for women and girls.
UNITED NATIONS, New York
Ciclo menstrual 101
Segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA:
Na fase Folicular:
- a tua energia é mais alta
- A memória é melhor e a tolerância à dor é maior.
Na fase Luteal:
- podes-te sentir mais lenta nos pensamentos ou mais esquecida.
- Se tiveres depressão, SII, enxaquecas ou asma os sintomas podem piorar durante esta fase
- Se tiveres diabetes pode ser mais difícil controlar os níveis de glucose no sangue.
- Níveis de serotonina diminuem. Este neurotransmissor regula o humor, ciclo de sono e apetite. Níveis baixos levam a sensação de tristeza e irritabilidade, dificuldades a dormir e procura por alimentos mais calóricos.
Vários estudos indicam que mudanças no estilo de vida podem influenciar positiva ou negativamente sintomas que sentes. Fatores como:
- a prática de exercício físico que pode diminuir a sensação de tristeza e irritabilidade
- Melhorias na alimentação, evitando comidas demasiado calóricas. Tentar ingerir mais frutas e legumes fazendo com que te sintas saciado e, diminuindo desta forma a quantidade de alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras saturadas.
- Dormir no mínimo 7-8h. Podes ver neste post, que uma noite mal dormida leva a um aumento da ânsia de alimentos calóricos.
- Stress pode também piorar as alterações de humor. Exercícios de respiração, yoga e meditação podem ajudar a acalmar o corpo.
- A quantidade de cálcio e vitamina B-6 ingerida. Este estudo mostrou que o aumento de cálcio e B-6 pode ajudar a diminuir a sensação de irritabilidade, tristeza e ansiedade. Espinafres e kale são uma ótima fonte de cálcio. A batata-doce e grão-de-bico são boas fontes de vitamina B-6.
A minha experiência
Eu desde sempre tive um ciclo menstrual desregulado. Desde os 12 anos que tinha a menstruação a cada 4/5 meses.
Com cerca de 13 anos comecei desde cedo a tomar medicamentos para ter período regular (sem contracetivo). Já com 17 anos passei destes para a pílula e, nessa altura começaram as enxaquecas. Em 2014, com 22 anos, deixei de tomar a pílula durante alguns meses porque a minha ginecologista recomendou-me devido às enxaquecas. Voltei a tomar uma pílula só de progesterona nesse mesmo ano (pílula sem estrogénio). Aí apercebi-me que continuava desregulada como estava com 12 anos. Como as dores de cabeça continuaram em 2017 deixei de tomar e coloquei o DIU.
Cada vez que procurava mais informação acredito que seria bom deixar também o DIU e optar pelo método mais natural de controlar através do ciclo, mas confesso que ainda me faltou coragem porque a nível contracetivo é uma opção menos fácil e, em simultâneo, não sei se já teria a menstruação regular, dificultando ainda mais o processo.
Mas sem dúvida que é algo que gostaria de experimentar 2 anos nos próximos.
Aplicações para controlo
Estas aplicações vão ajudar-te a rastrear quando tens a menstruação e os sintomas que vais sentir ao longo do ciclo.
Estas aplicações vão ajudar-te a rastrear quando tens a menstruação e os sintomas que vais sentir ao longo do ciclo.
É uma forma natural de controlar a tua menstruação (sem ter que recorrer a métodos como a pílula, com uma lista de contra indicações infinitas). Para poderes controlar da melhor forma a tua saúde feminina (quanto te vem a menstruação e sintomas associados, humor, etc.).
1. Flo
Vantagens
- Muitas funcionalidades na versão gratuita
- Para iPhone, tem ligação com app Saúde para registar as horas a dormir
- Na versão gratuita tens a opção de chat
- Tens acesso a artigos sobre o tema (alguns artigos só estão disponíveis na versão premium)
- Na versão Premium tens ainda pequenos cursos sobre vários temas (sexualidade, burnout, beleza, dietas, etc.)
Desvantagens
Não encontrei nenhuma 🙂
2. Clue
Vantagens
- Tens acesso a artigos sobre o tema (alguns artigos só estão disponíveis na versão premium)
- Artigos em inglês, português e espanhol.
- A app usa linguagem neutra no que diz respeito a feminino e masculina porque acredita que nem todas as pessoas com menstruação se sentem mulheres.
- Na versão premium incluiu artigos sobre LGBTQIA (fiquei perdida no Q, mas fui pesquisar as outras letras, LGBTQIA é a sigla para Lésbicas, Homossexuais, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo e Assexual).
- Podes fazer o download de relatórios para que possas enviar ao teu médico.
Desvantagens
Não encontrei nenhuma 🙂
Deixo-vos aqui uma review de várias apps com funções semelhantes.
Para além destas aplicações, se quiserem saber mais sobre a saúde feminina têm a opção de ouvir os podcasts da Inês Martins Almeida – Cosmic Feminine.
Acabaste de ler mais uma publicação de SuperUS. Se achaste interessante coloca gosto ou partilha com os teus amigos ou familiares nas tuas redes sociais.
2 Comments
Livia
Eu uso um anuário com calendário e mandala lunar hahahah sou adepta às tecnologias mas não consigo deixar de lado os papéis , e canetas e lápis coloridos. Me sinto uma menina colorindo a mandala conforme meu humor 🙂
Sofia
Eu uso a aplicação Kindara para seguir o meu ciclo (não só a menstruação). E recomendo!