Geral - Estilo de Vida

10 Dicas para desenvolveres a tua aprendizagem e criatividade

Durante a infância são-nos dados presentes como livros para pintar, plasticina, livros, legos, trottinettes ou bicicletas, jogos de memória, entre outros. Tudo para podermos desenvolver a nossa criatividade e a nossas habilidades cognitivas como memória, habilidade motora, atenção, perceção e executivas. Chegamos a adolescentes e a maioria recebe roupa, roupa e mais um pouco de roupa. O ponto que queria falar hoje que contribuiu para o nosso sucesso e felicidade é mantermo-nos eternos aprendizes.

No mês de dezembro introduzi a primeira área do jogo da vida. No jogo da vida existem 8 áreas que me foco no meu Programa de Health Coaching. Aprendizagem e criatividade é a segunda área que vos venho falar.

Podes também ler ou ouvir no Spotify e Apple podcast.

Once you stop learning, you start dying.

Albert Einstein

Ser um eterno aprendiz

O que é um eterno aprendiz

Lifelong learning is the “ongoing, voluntary, and self-motivated” pursuit of knowledge for either personal or professional reasons. Commission of the European Communities: “Adult learning: It is never too late to learn”. COM(2006) 614 final. Brussels, 23.10.2006.

Segundo a Comissão das Comunidades Europeias, ser um eterno aprendiz significa a contínua, voluntário e auto-motivadora procura por novo conhecimento por razões tanto pessoais como profissionais.

Porque é importante

Segundo o relatório da Comissão Europeia, a constante aprendizagem aumenta a competitividade e a empregabilidade individual, mas também para a inclusão social, a cidadania ativa e o desenvolvimento pessoal. Isto significa que o facto de quereres e procurares estar continuamente a aprender coisas novas ajuda-te a ser mais bem-sucedido na tua carreira, seres mais feliz porque estás mais integrado na sociedade (consegues ter conversas sobre variados temas por exemplo) e, porque estás mais satisfeito contigo internamente.

It is important for an individual’s competitiveness and employability, but also enhances social inclusion, active citizenship, and personal development. Commission of the European Communities: “Adult learning: It is never too late to learn”. COM(2006) 614 final. Brussels, 23.10.2006.

Para poderes continuar a aprender, tens que acreditar que o consegues realizar, tens que acreditar que não nascemos com uma inteligência fixa, mas sim, que esta é expansiva se a alimentarmos da forma correta.

Num estudo com a autora do livro “Mindset”, Carol S. Dweck, foi concluído que geralmente pessoas com uma mentalidade de crescimento experienciam um bem-estar maior porque a perceção que têm perante a falha e dos desafios diminuiu a ansiedade.

According to the theory, students with a fixed mindset believe their talents are innate gifts, and tend to attach more importance to validating their ability and avoiding challenges because high levels of effort and setbacks are seen as signalling low ability. On the contrary, students with a growth mindset consider ability to be malleable, and will strive to develop it by setting challenging learning goals. They consider effort an inherent part of the learning process and setbacks to be fruitful experiences to assimilate. Therefore, students with a growth mindset may outperform their fixed mindset peers because they expend efforts to reach their full potential instead of remaining in their comfort zone. Students with a growth mindset may also experience heightened well-being since their positive conception of failure and challenges potentially decrease anxiety (Dweck and Yeager, 2019).

Neste relatório pode ler-se que em média, alunos com uma mente aberta para aprendizagem (pessoas que discordam que a inteligência é algo em nós que não pode mudar), têm melhores resultados nas áreas de leitura, matemática e ciência. Para este mesmo grupo, o estudo mostrou também que estes tinham um menor nível de medo e uma satisfação maior para com a vida.

Vários estudos concluíram que pessoas com mentalidade de aprendizagem são mais bem sucedidas na carreira e experiência um maior nível de bem-estar.

A minha experiência

Desde cedo fui uma pessoa que julgava que não era inteligente, comparava-me com os meus dois irmãos onde um tirava ótimas notas porque estudava e o outro não estudava muito mas também conseguia tirar boas notas. Via-me como a que estudava mas nunca conseguia tirar boas notas. Isto, fez com que durante muito tempo acreditasse que não nascera inteligente e ia ter que viver com isso. Não sei exatamente quando é que foi o meu clique para mudar esta perspetiva. Acredito que foi um conjunto de fatores que ao longo dos últimos 5 anos principalmente me fizerem começar a mudar de mentalidade fixa e a caminhar para uma de crescimento.

O facto de ter conseguido ser das melhores alunas no meu curso na faculdade, fez com que começasse a perceber ser capaz. Começar a treinar crossfit fez-me mostrar conseguir ser forte (não era nem de perto a mais forte do treino, mas era muito mais do que a Mafalda do ano anterior). O meu namorado, ajudou-me a quebrar a associação entre falha e algo negativo, mostrando-me que é algo que simplesmente é parte do processo. O livro Mindset: the new psychology of success conduziu-me refletir sobre o potencial que criamos quando mudamos a nossa forma de pensar sobre nós.

Julgar que eu não tinha que ter nascido com a aptidão para fazer blog posts, vídeos para o YouTube ou marketing nas redes sociais, fez com que eu não tivesse tanto medo para tentar em primeira instância, fosse mais compreensiva quando falhava mas, ao mesmo tempo procurasse ser melhor. Se eu não tivesse mudado a minha mentalidade, não dava a oportunidade a mim mesma de ser health coach.

10 Dicas e exercícios para fomentar a aprendizagem e criatividade

  1. Pensa em algo na tua casa que te incomoda. Usa isto como uma oportunidade de pôr a tua criatividade, inovação e melhoria à prova e dedica 15 minutos a pensar como poderias resolver ou minimizar isto. Por exemplo: podes alterar a disposição a mobília, podes colocar pequenas caixas nas gavetas para melhorar a organização, podes fazer uma limpeza e deitar fora ou dar coisas que já não usas, etc.
  2. Reflete sobre algum problema que tenhas e, pensa em possíveis soluções, escreve pelo menos 10 opções, mesmo que vejas alguns problemas com estas soluções. Permite-te escrever soluções que podem parecer em primeira instância ridículas.

3.  Dá-te 90 segundos para pensares no número máximo de utilizações possíveis para clips ou guardanapos, ou sal. Partilha com os teus amigos este exercício e desafia-os a realizarem o mesmo. Podes partilhas no Instagram o teu número com #desafiocriatividade .

4. Quando tiveres numa conversa em que tenhas um ponto de vista diferente da outra pessoa, força-te a pôr no lugar da outra pessoa e a pensar na perspetiva dela.

5. Após leres um livro ou veres uma série, filme, documentário ou podcast, reflete sobre o mesmo. O que aprendeste e como poderias aplicar na tua vida? Quais os problemas que poderiam ser parcial ou totalmente resolvidos? Podes usar o template do Notion que criei para quem subscrever no site. Queres sugestões para livros, filmes ou podcasts? Na página 5 Super podes ver os últimos que li ou ouvi.

6.  Dá-te tempo para estares aborrecido. Vê este vídeo sobre os benefícios de estares entediado.

7. Cria tempo para refletires sobre a tua vida por exemplo por journaling diário ou semanal. Podes usar o template Notion ou em versão pdf que criei para quem subscrever no site.

8. Vários estudos já comprovaram que a meditação pode aumentar a neuroplasticidade, que é a conexão entre neurónios. Este aumento de conexão ajuda a ligar pontos que poderiam parecer não estar relacionados, podendo levar a novas soluções.

9.  Podes participar em atividades como exit games para resolver desafios práticos, fomentando desta forma a criatividade.

10.  Define e planeia objetivos. Isto ajuda-te a perceber o que valorizas na tua vida, porquê e a pensar como podes atingir aquilo que queres. Podes fazer isto sozinho, com um amigo ou com um coach.

Alguns destes exercícios são para fazeres em 15 minutos e os benefícios podem ser imediatos mas, não te vão tornar um eterno aprendiz, vão-te ajudar sim a querer ser um. Outras dicas são para um foco a longo prazo e portanto aquilo que ganhas com eles será também a longo prazo, sendo estas as que te vão ajudar a criar uma mudança mais interna e duradoura.

O canto do Coaching

O que é que a aprendizagem e criatividade significa para ti?

Consideras-te uma pessoa criativa?

Que tipo de atividades de expressão e criativas é que investes tempo na tua vida?

Que tipo atividades de aprendizagem em desenvolvimento pessoal ou em alguma outra área do teu interesse investes tempo?

O que é que estas atividades melhoram ou achas que poderiam melhorar na tua vida?

Acabaste de ler mais uma publicação de SuperUS. Se achaste interessante coloca gosto ou partilha com os teus amigos ou familiares nas tuas redes sociais.

Vamo-nos tornar SUPER juntos! 

Recebe já o teu kit de Boas-Vindas

Para os menos low tech: em versão pdf editável para poderes imprimir ou preencher no computador.

  • Diário da Manhã e Diário da Noite
  • Plano de refeições e lista de compras (semanal)
  • Tracker de hábitos (mensal) 
  • Os meus melhores posts de Alimentação, Exercício Físico e Estilo de Vida e hábitos.

Para os mais high tech: acesso a um template da app Notion onde podes tens desde journal diário, semanal e mensal para poderes definir e cumprir melhor as tuas prioridades, secção para anotações de todos os livros ou podcasts que andes a ver e ouvir e muito mais !

Tudo isto GRÁTIS  !

Para isso basta subscreveres em baixo.

Subscreves assim:

Vem fazer parte desta Super comunidade! 

Preparado para a tua versão Super?

Alimento

Hábitos

Movimento

. . .

A que tens direito ao subscrever?

O teu Kit de Boas-vindas GRÁTIS !

Newsletter com as publicações mais recentes

As Minhas 5 Super 

E todas as novidades em primeira mão !

Subscreve para saberes todas as novidades:

As informações de identificação pessoal são usadas apenas para enviar atualizações do site e responder às tuas questões. Podes optar por cancelar a subscrição a qualquer momento.

Be your own hero