fbpx
Cinco Super

Os meus 5 Super – Edição 09

Aqui tens os meus 5 super pontos. Aquilo que tenho explorado, o que me tem inspirado e que tenho aprendido nas últimas duas semanas.

Às vezes falta inspiração para escolher o próximo livro para ler ou filme para ver. Ou simplesmente porque almoçamos às vezes sozinhos e queremos ver um podcast. É tão importante refletir sobre o que aprendemos mas, por vezes tão fácil esquecermos de o fazer. Mas às vezes só precisamos de uma frase ou uma música que nos devolva toda a energia e força que parece que nos foi roubada.

O que ouvi:

A música Decreto da Turma do Bem de Leal Carvalho em que parte da letra diz:

"O bem vêm do coração, nasce da compreensão da dor
Não se encontra em outro lugar, e tem outro nome, é amor
Só pense no bem que se manifestará
Só pense naquilo que quer que aconteça"

Claro que apenas pensar naquilo que queremos não é suficiente mas é, muito mais importantes do que aquilo que achamos. 
Neste podcast da Mindvalley Taks com o Coach Desportivo Shayamal Vallabhjee, fala-se da importância da intenção que pomos naquilo que queremos.

Outro conceito muito interessante que ele fala é a regra dos 4%. Segundo ele, devemos definir metas desafiantes mas não impossíveis (aqui entra a dificuldade de definir objetivos Alcançáveis com a metodologia SMART). É mencionado outro autor que defende que devemos definir objetivos 4% acima da nossa capacidade. Por outro lado, Shayamal explicou que o que faz é calcular a distância que falta por exemplo do tempo atual do atleta para as qualificações e que, se a diferença for:
> 4% – trabalha na fisiologia do jogador.
2-4% – trabalha na técnica, roupa usada pelo jogador, etc.
>2% – trabalha puramente na psicologia do jogador
Esta parte começa no minuto 19:52.

Isto significa que em carreiras que pode parecer ser que a importância é 100% para a parte física como atletas desportivos, a parte psicológica pode ser decisiva na vitória ou derrota.
Para outro tipo de profissionais, pode ser ainda mais fundamental a intenção e a mentalidade com que realizamos as coisas.

Podes ver o vídeo Como estar mais presente e eliminar o teu duende mau onde falo sobre o que eu faço para controlar aquela voz que diz “tu não és capaz”.

O que vi:

Livro “Stumbling on Happiness” de Daniel GilbertAdorei o livro, recomendo a todas as pessoas. O autor fala de como a nossa imaginação do futuro é distorcida por vários fatores e como as nossas lembranças do passado são também elas baseadas nos nossos sentimentos e não em factos. O livro fala também de como falhamos quando imaginamos a nossa vida e quão precisa julgamos que ela é. São também dados exemplos de como falhamos a imaginar a vida presenta e futura dos outros. O que mais me fascinou foi todos os estudos analisamos para corroborar isto. Estas falhas em lembrarmos o passado e imaginarmos o futuro faz com que tenhamos uma perceção distorcida daquilo que nos fez, faz e nos fará felizes.

“Our brain accepts what the eyes see and our eye looks for whatever our brain wants.”

O nosso cérebro e as nossas crenças e experiências do passado influenciam aquilo que os nossos olhos vão procurar em determinada situação. Exemplo claro para isto é quando temos algum estereótipo para com algum grupo, se virmos alguém a fazer algo que vai de encontro esse estereótipo tendemos a ignorar todas as outras pessoas do grupo que não o fizeram e a focarmonos apenas na “evidência” da 1 pessoa para aquilo que o nosso cérebro já achava.

"Your mistake was not in imagining things you could not know- that is, after all, what imagination is for. rather, your mistake was in unthinkingly treating what you imagined as though it were an accurate representation of the facts. You are a very fine person, I'm sure. But you are a very bad wizard."

"In other words, we fail to consider how much imagination fills in, but we also fail to consider how much it leaves out."

Aprendizagens super:

Tive uma experiência de Meditação ativa com a YogabyFlávia. Já tinha feito várias meditações de 10 a 20 minutos mas esta foi uma experiência totalmente diferente porque foi mais de 1h e, era baseada numa meditação do Osho. Esta, é constituída por 4 partes onde as duas últimas são parecidas com as meditações às quais estava habituada (mais calmas em posição de lotus – pernas cruzadas ou deitada). A grande diferença é nas duas primeiras fases em que é suposto chocalhar e dançar de modo a libertar a energia do nosso corpo. Podem ver um exemplo aqui.

Outra experiência que já tive em Novembro mas que me esqueci de falar dela foi que experimentei uma aula de dança de varão (pole dance). Houve uma aula experimental no local onde fazia CrossFit e decidi ir.

Porque falo destas 2 experiências?
Porque para ambas eram algo que se fosse há dois anos eu provavelmente ia achar estar tolinha. Estar 30minutos a “chocalhar” em frente a pessoas que não conheço e depois ainda 30 minutos quieta? E experimentar dança de varão? Nem pensar, o que as outras pessoas vão pensar? Já pensaste ao que é que isso está associado?
Experimentei os dois porque queria forçar-me a sair da minha zona de conforto e a quebrar alguns estereótipos que tinha. Não que já não soubesse, mas aprendi ser tão bom sair da nossa zona de conforto e testar-mo-nos a nós mesmos. 

Inspirações super:

Este vídeo mostra duas escolas nos EUA, em Baltimore e Denver e uma no UK que implementaram práticas como meditação e yoga para lidar com castigos ou simplesmente como atividade extracurricular para as crianças. Este vídeo inspirou-me porque mostra que caminhamos no bom caminho para começar a perceber a importância de aprender a saber lidar com as emoções, sejam elas boas ou más.

Treinar como lidamos com as emoções é tão importante como treinar matemática ou outro músculo qualquer do corpo.

A tua vez agora:

Quais os objetivos que definiste em janeiro de 2021 que conseguiste cumprir? Quais ficaram pelo caminho? Se pudesses voltar a janeiro de 2021 o que dizias a ti mesmo? Como vais usar estas respostas para planear o teu Super 2022?

Espero que isto te ajude a teres um SUPER dia.

Ser Super é melhor com amigos. Partilha através dos icons em baixo: