fbpx
Cinco Super

Os meus 5 Super – Edição 08

Aqui tens os meus 5 super pontos. Aquilo que tenho explorado, o que me tem inspirado e que tenho aprendido nas últimas duas semanas.

Às vezes falta inspiração para escolher o próximo livro para ler ou filme para ver. Ou simplesmente porque almoçamos às vezes sozinhos e queremos ver um podcast. É tão importante refletir sobre o que aprendemos mas, por vezes tão fácil esquecermos de o fazer. Mas às vezes só precisamos de uma frase ou uma música que nos devolva toda a energia e força que parece que nos foi roubada.

O que ouvi:

Ouvi o Livro Breath de James Nestor. O autor fala sobre aquilo que ele chama, a arte perdida de respirar. Usando vários estudos científicos ele aborda temas como diferentes tipos de respiração ajudam a tornar o sistema imunitário mais forte ou a curar traumas antigos, ou a aumentar a performance, curar casos de asma, etc. Por outro lado, a respiração da forma errada pode ter vários malefícios. 

Podem ouvir este podcast do autor com no Joe Rogan Experience onde ele fala um pouco do tema.

“A last word on slow breathing. It goes by another name: prayer. When Buddhist monks chant their most popular mantra, Om Mani Padme Hum, each spoken phrase lasts six seconds, with six seconds to inhale before the chant starts again. The traditional chant of Om, the “sacred sound of the universe” used in Jainism and other traditions, takes six seconds to sing, with a pause of about six seconds to inhale.”

O que vi:

A série Maid no Netflix. Hoje, sendo o Dia Internacional da Luta Contra a Violência à Mulher, é especialmente importante falar desta série. Ela retrata a história de uma mãe que sofreu de violência doméstica e decidiu sair de cada antes que algo mais grave acontecesse com ela ou com a filha. 

"Before they bite, they bark. Before they hit you, they hit near you."

Aprendizagens super:

Este mês, gostava de ter lançado o primeiro podcast com convidado. No início do mês lancei a publicação sobre o sono e o plano era na terceira semana lançar o podcast.

Infelizmente a pessoa não estava disponível até março e eu queria que o Sono fosse a primeira área porque acredito que ainda é desvalorizada e, porque é onde deveríamos investir cerca de um terço do nosso tempo, sendo a que gastamos mais tempo.

Aqui eu tinha três opções, ou adiava o Podcast para conseguir ter o convidado que queria, ou ficava frustrada por não conseguir trazer a pessoa e abandonava a ideia do podcast por completo ou fazia o podcast sozinha. Não nego que, fiquei triste durante 30 minutos quando percebi que não ia poder começar em Novembro mas depois pensei na parte positiva: até março terei mais podcasts com outras pessoas, onde poderei treinar mais e melhorar e, em março, o podcast do sono será ainda mais INCRÍVEL.

Por muitos planos que façamos, às vezes as coisas não correm como esperamos, imprevistos acontecem. Não ganhamos nada, aliás até perdemos em nos lamentar por coisas que ou estão no passado, ou não conseguimos controlar. O universo não está contra nós, simplesmente gosta de nos lançar uns desafios ocasionalmente para nos tornar mais flexíveis e mais resilientes. E, pelo caminho aprendemos com cada desafio.

Inspirações super:

Eu, este mês consegui inspirar-me a mim própria. Pode parecer um pouco egocêntrico mas este mês fez um ano que comecei a construir o blog então, para mim, foi um momento de reflexão sobre aquilo que fiz desde novembro de 2020.
Se já estou onde queria estar? Não, mas estou a caminho. E fico contente por não me importar por ainda não estar lá, mas estar simplesmente a aproveitar o percurso.

A tua vez agora:

Quando foi a última vez que te conseguiste inspirar a ti próprio? O que fizeste? Qual a mentalidade, ações ou hábitos que podes começar a ter/fazer para voltares a inspirar-te a ti próprio?

Espero que isto te ajude a teres um SUPER dia.

Ser Super é melhor com amigos. Partilha através dos icons em baixo: