fbpx
Cinco Super

Os meus 5 Super – Edição 03

Aqui tens os meus 5 super pontos. Aquilo que tenho explorado, o que me tem inspirado e que tenho aprendido nas últimas duas semanas.

Às vezes falta inspiração para escolher o próximo livro para ler ou filme para ver. Ou simplesmente porque almoçamos às vezes sozinhos e queremos ver um podcast. É tão importante refletir sobre o que aprendemos mas, por vezes tão fácil esquecermos de o fazer. Mas às vezes só precisamos de uma frase ou uma música que nos devolva toda a energia e força que parece que nos foi roubada.

O que ouvi:

Acabei de ouvir (versão Auible) o livro When: The Scientific Secrets of Perfect Timing de Daniel H. Pink (versão em livro e português e aqui para versão para Kindle/ Audible em inglês). 

O que o livro me ensinou: A importância de quando fazemos e não apenas o que fazemos. O autor fala de quando somos mais produtivos e criativos, quando temos tendência a estar mais cansados (que varia de pessoa para pessoa). A otimização de fazermos a coisa certa na hora certa pode ter um grande impacto no resultado. Lembro-me de ouvir imensas vezes “Estavas n local certo, à hora certa“, porque estar apenas no lugar certo não é suficiente para o sucesso.

” I use to believe that time was everything, now I believe that everything is time” Daniel H. Pink

O que vi:

O filme Lincoln de Steven Spielberg. O filme retrata a vida do 16º presidente dos EUA, Abraham Lincoln e da aprovação da emenda nº 13, que aboliu a escravatura no país. Ver e ouvir o relato que há menos de 200 anos no país como os EUA, ainda era permitido escravatura e que a maioria das pessoas nunca equacionaria o direito a voto de pessoas negras e das mulheres é chocante. 
Comecei a ver um documentário chamado 13th por Ava DuVernay (podem encontrar no Netflix) onde relata o impacto da escravatura durante várias gerações que se prolongam até hoje. Relata o impacto de várias estratégias governamentais nos EUA que indiretamente, também elas tiveram um impacto muito negativo na população negra  e hispánica do país.

Agradecer por aquilo que temos hoje, e pela sorte que a maior parte de nós tem deveria ser quase uma obrigação (agradecer não significa que nos temos que contentar com aquilo que temos, podemos e devemos lutar por mais, mas agradecer pelo caminho).

Aprendizagens super:

O quão gratificante pode ser ajudar alguém. Há cerca de dois meses comecei a correr com uma amiga minha que dizia que não conseguia correr. Comecei a correr um dia por semana com ela e, esta semana fomos correr e eu controlava o tempo e a distância e vi dar para ela bater o record dela, então fui a respirar lentamente para tentar acalmá-la e nos últimos 100 metros disse “Faltam 100 metros e dá para bater o record”, ela acelerou e deu tudo o que tinha e, conseguiu bater o recorde. Há imensos estudos que concluíram que o facto de fazermos uma ação por outra pessoa deixa-nos mais felizes.

Tentar é bom mas, tentar em equipa é muito melhor.

Inspirações super:

Já ouvira falar em livros ou em podcasts de histórias em que uma pessoa com cancro conseguia ou entrar em remissão ou curar-se com mudanças na alimentação e estilo de vida, mas nunca estive com ninguém que contasse uma experiência que tivesse vivido de forma tão próxima.

A semana passada fui tomar café com um amigo meu e estava lá outra rapariga que não conhecia que passado alguns momentos de conversa a falar sobre alimentação e estilo de vida, contou-me que, há uns anos a avó dela fora diagnosticada com um tipo de cancro raro, cujo tumor estava entre os pulmões e o coração e que o médico deu-lhe 1 mês de vida. Depois disto, o pai dela (o filho da senhora com cancro), não contentado com o prognóstico do médico, e era economista, comecei a pesquisar e a ler tudo o que conseguia sobre cancro e a influência da alimentação, hábitos e estilo de vida geralmente. Incentivou a sua mãe (avó da rapariga que me contou a história) a alterar alguns hábitos alimentares, começar a caminhar, fazer reiki, etc. Passado um mês, esta foi ao médico e o tumor começara a regredir.

Rodeia-te de exemplos que te inspiram e te fazem acreditar que o mundo é belo, só temos que lhe saber sorrir.

A tua vez agora:

Daqui por 6 meses qual é a coisa que gostavas de ter tornado um hábito e quais as ações que gostavas de deixar de fazer?

Espero que isto te ajude a teres um SUPER dia.

Ser Super é melhor com amigos. Partilha através dos icons em baixo: