fbpx
Cinco Super

Os meus 5 Super – Edição 02

Aqui tens os meus 5 super pontos. Aquilo que tenho explorado, o que me tem inspirado e que tenho aprendido nas últimas duas semanas.

Às vezes falta inspiração para escolher o próximo livro para ler ou filme para ver. Ou simplesmente porque almoçamos às vezes sozinhos e queremos ver um podcast. É tão importante refletir sobre o que aprendemos mas, por vezes tão fácil esquecermos de o fazer. Mas às vezes só precisamos de uma frase ou uma música que nos devolva toda a energia e força que parece que nos foi roubada.

Super Livro que estou a ler:

Acabei de ler o Life is what you make it de Peter Buffet (versão em livro e português e aqui para versão para Kindle em inglês). Já falei deste livro na primeira edição de “As minhas 5 Super” mas, na altura estava apenas no começo.

O que o livro me ensinou: certeza que aquilo que nos diz se somos bem sucedidos ou não, somos nós mesmos.
“we make our own goals, we define our own successes, we don’t get to choose where we start in life, but we get to choose the kind of people to become”

É inegável que todos começamos distintamente, e que isso influenciará como interpretamos as coisas que nos acontecem. Mas influenciar não é o mesmo que ditar o percurso. Definimos os nossos sucessos e insucessos. Devemos fazê-lo consoante aquilo que o nosso coração nos diz, não aquilo que a pessoa ao nosso lado diz. O sucesso para alguém pode ser chegar a CEO de uma empresa e ganhar acima de 5000 € por mês, e para mim, pode ser ajudar 5 pessoas a terem mais autoconfiança e a sentirem-se melhor com elas mesmas.  

Super Filme/Série que vi:

Seaspiracy de Ali Tabrizi (podem ver no Netflix). O filme mostra o impacto que várias ações humanas. O autor começa por aquilo que inicialmente julgava ter um maior impacto negativo nos oceanos, o consumo único de plásticos. Com o decorrer do documentário muda o rumo para pesca excessiva, aquacultura, comercialização de barbatanas, pesca de golfinhos, etc. 
Para mim o documentário é um pouco sensacionalista e foca-se demasiado em conspirações mas, a mensagem transmitida é efetivamente muito importante. Costuma-se dizer que “O que os olhos não vêm, o coração não sente”, mas prefiro ver e tomar as minhas decisões com pelo menos parte da informação que tenho a meu dispor. É inegável que o ser humano tem um impacto enorme e que este já levou à extinção de imensas espécies.
Não direi que devemos todos deixarem de comer peixe e não usar plástico repentinamente. Se pensarmos que, se cada um dos portugueses contribuísse com 1 cêntimo por dia para determinada causa durante um ano seria cerca de 36 milhões de euros. Se cada um de nós realizar 1% melhor diariamente estaremos pelo menos no bom caminho. Escolher um dia da semana para fazer uma ou as duas refeições vegetarianos pode ser uma opção para este 1%.

Juistice League. Adoro os filmes da Marvel e da DC Comics. Neste novo filme com 4h (demorei 1 semana para ver), aparece todos os principais super-heróis. 

Super Podcast/ Vídeo que vi:

Não se preocupe, ninguém se importa este é um vídeo de School of life, e fala sobre a importância que damos àquilo que as pessoas vão pensar de nós quando fazemos determinada e ação e, a verdade é que todos temos problemas e portanto ninguém quer saber. 
Achei interessante porque imensas vezes ficamos stressdos por aquilo que julgamos que os outros vão pensar de nós se fizermos determinada ação e, a verdade é que do outro lado está uma pessoa que também tem problemas, que também tem receios e que raramente estará a pensar naquilo que tu fazes.

Aprendizagens super:

Pratico CrossFit há cerca de 6 anos, o que faz com que mesmo nos exercícios que não sei fazer, sinto-me confortável porque me lembro de toda a evolução que passei. A semana passada recebi a visita de duas amigas italianas que trabalhavam comigo no meu antigo local de trabalho e elas queriam experimentar fazer surf. Experimentei surf em 2017 ou 2016 mas já não me lembrava de nada. Fomos a 3 aulas e senti que não evolui nada desde a primeira aula até à última. As falhas que passas quando fazes algo novo podem ser frustrante, mas, estas normais e essenciais em qualquer processo de aprendizagem. Este tipo de experiência faz-nos sair da nossa zona de conforto e sermos humildes para podermos aceitar que todos começamos por algum lado e que em cada queda há uma aprendizagem (ou neste caso cada vez que não me levanto da prancha).

Inspirações super:

Simone Biles quando decidiu não competir nos jogos olímpicos para priorizar a sua saúde mental. Isto mostra a importância que tem a nossa saúde mental e como esta pode-se manifestar num desequilíbrio na manifestação de doenças, na nossa produtividade, nas nossas relações com os outros, etc. Apesar de a maioria de nós não estar a competir para os jogos olímpicos, estamos de alguma forma a lutar por alcançar algo que definimos como objetivo e para isso devemos, também nós, priorizar a nossa saúde mental.

Espero que isto te ajude a teres um SUPER dia.

Ser Super é melhor com amigos. Partilha através dos icons em baixo: