6 Razões para comeres beterraba
A Beterraba é rica em nutrientes essenciais como fibra, abundante de antioxidantes, rica em nitratos inorgânicos e
Alguns factos sobre beterraba:
- Contêm nitrato inorgânico e Betalains (que é o que dá a pigmentação vermelha).
- Atualmente 50% do açúcar usado no mundo vem de beterrabas.
- A cor também é usada como corante em sumos, gelados e iogurtes.
- O gosto que muita gente sente a terra é devido à presença de geosmin. Este componente é produzido pelos micróbios na terra e não tem nenhum efeito negativo.
Benefícios da beterraba
1. Melhora a desempenho ao fazer exercício físico
O nosso corpo para fazer qualquer movimento ou pensamento precisa de ATP – Trifosfato de adenosina (digamos ser a moeda em forma de energia que o nosso corpo usa). A forma com que o nosso corpo produz mais ATP é usando respiração aeróbica (com oxigénio).
É rica em nitratos que, após convertidos em nitritos e posteriormente em óxido nítrico ajudam a enviar sangue oxigenado para os músculos e aumentam a quantidade de energia aeróbica (com oxigénio) produzida.
Um estudo comparou o desempenho de pessoas que beberam sumo de beterraba e outras um sumo idêntico, mas placebo. O mesmo concluiu que pessoas que beberam o sumo de numa corrida de 5 km correram mais rápido e com menos esforço.
2. Melhorias em atividades cognitivas
Isto devido a conseguir melhorar a circulação sanguínea em zonas críticas do cérebro.
Estudos também concluíram que a beterraba devido a ser rica em nitratos atenua o declínio do desempenho cognitivo durante períodos longos a fazer exercício físico (pode ser crítico para atletas de competição que tenham que tomar decisões rápidas e, ao mesmo tempo estarem sujeitos a exercícios intensos).
Quando e quanto tomar: idealmente 2-3h antes do treino e meio copo de sumo (tamanho médio). Isto vai dar mais que meio copo se misturarem com mais frutas, legumes ou água.
3. Pode melhorar a neuroplasticidade
Tal como a meditação, o consumo de sumo de beterraba associado à prática de exercício físico foi relacionado com a facilitação da plasticidade da zona córtex motor (responsável pelo planeamento, controlo e execução de movimentos voluntários).
4. Diminuição da pressão sanguínea
Esta diminuição está associada às quantidades de nitratos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.
Outras fontes de nitratos:
- Rúcula (tem 4 vezes mais quantidade que a beterraba)
- Manjericão
- Folhas da beterraba
Quantidade ideal:
5. Pode abrandar o crescimento de células cancerígenas
Este estudo mostrou os efeitos de vários vegetais contra diferentes cancros. A beterraba, por exemplo, contra cancro da mama, diminuiu para metade o crescimento.
O mesmo estudo, identificou alguns alimentos que tiverem um efeito ainda melhor na paragem de crescimento das células cancerígenas como couve-flor, couves de Bruxelas, alho cebolinho e alho-francês.
6. Consegues medir o tempo de trânsito intestinal
A melhor forma de verem o tempo que demora um alimento desde que o comem até ser expulso é comer beterraba (ires diariamente ao quarto de banho não significa que demore 24h, podes estar a expulsar o que comeste há 2 ou 3 dias. Esta frequência e tamanho das fezes está associado ao risco acrescido (ou não) de cancro do cólon retal.
Como podem imaginar, quanto mais rápido for a viagem da nossa comida melhor, ninguém quer comida a apodrecer em casa, por que razão haveríamos de querer dentro do nosso corpo?
Após algumas horas/dias de comeres vais notar a cor avermelhada nas fezes e na urina conseguindo, desta forma, medir o tempo de trânsito intestinal. Valores menores que 24h até 36h são indicativos de uma dieta razoável.
Potenciais problemas
- Pessoas com SII (Síndrome do intestino irritado) podem ter algumas dificuldades a digerir.
- Pessoas com historial de pedra nos rins, problemas nos rins ou pessoas que comam vários copos das folhas de beterraba por dia, devem minimizar o consumo devido à abundância de oxalatos. Estes, mesmo sendo consumidos em quantidades idênticas, podem ser absorvidos pelo organismo de maneira diferente de pessoa para pessoa.
Folhas de beterraba têm 610mg de oxalatos por 100g
Beterraba crua 100mg por 100g
Espinafres têm 650mg por 100g.
Podem consultar neste site as quantidades de oxalatos de vários alimentos.
Acabaste de ler mais uma publicação de SuperUS. Se achaste interessante coloca gosto ou partilha com os teus amigos ou familiares nas tuas redes sociais.